SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Toxicodependências

versão impressa ISSN 0874-4890

Resumo

TORRES, Nuno  e  OLIVEIRA, Diogo. Vinculação e Sistema de Prestação de cuidados em dependentes de substâncias em tratamento. Adaptação Portuguesa do Questionário de Prestação de Cuidados. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.2, pp. 3-14. ISSN 0874-4890.

Muitos indivíduos dependentes de substâncias têm padrões inseguros de vinculação e receio da intimidade nas suas relações próximas com os pais, os pares e os parceiros íntimos. Entender o papel que a regulação das relações de vinculação e de prestação de cuidados emocionais desempenha nas trajectórias de vida e de tratamento de pessoas dependentes de substâncias é uma área importante para a prevenção, tratamento e prevenção das recaídas. Neste estudo procedeu-se à adaptação do questionário de prestação de cuidados (caregiving questionnaire) para a língua portuguesa. Participaram nesta investigação 116 sujeitos integrados em tratamento: 65 em três Comunidades Terapêuticas e 51 em dois Programas de Metadona, com idade média de 36 anos, sendo que 72% dos participantes são do sexo masculino. Foi aplicada a Escala de Vinculação do Adulto (Canavarro, 2006) e a adaptação do Questionário de Prestação de Cuidados (Caregiving Questionnaire de Kunce & Shaver, 1994). A adaptação do questionário de prestação de cuidados apresenta valores satisfatórios ao nível da consistência interna e os resultados confirmam a integração entre os sistemas de vinculação e de prestação de cuidados. As variáveis indicadoras de disfuncionalidade familiar revelaram efeitos significativos nos sistemas de prestação de cuidados e de vinculação.

Palavras-chave : Vinculação do Adulto; Prestação de Cuidados; Caregiving; Dependência de Substâncias; Comunidade Terapêutica; Programa de Metadona.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português